Online Users

Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

- Page 3

  • Os Médiuns e suas supostas missões

    "De todos os lados surgem médiuns com supostas
    missões, dizendo-se chamados a empunhar a bandeira do Espiritismo e plantá-la sobre as ruínas do velho mundo, como se viéssemos destruir, logo nós que viemos para construir. 

    Não há individualidade, por medíocre que seja, que não tenha encontrado, como Macbeth, um Espírito para lhe dizer: “Tu também serás rei”, e que não se julgue escolhida para um apostolado muito particular.

    Há poucas reuniões íntimas, e até mesmo grupos familiares, que não tenham contado entre os seus médiuns ou seus simples crentes, uma alma bastante envaidecida para se julgar indispensável ao sucesso da grande causa, demasiado presunçosa para se contentar com o modesto papel de obreiro, trazendo a sua pedra ao edifício. Ah! meus amigos, quantas pessoas discutem e nada fazem!"

    ERASTO - RE 1863


  • O QUE NÃO É ESPIRITISMO:

    Dentro de nossa proposta de levar ao conhecimento geral o que é a Doutrina Espírita, em oposição aos que propõem um ecletismo ilógico e até mesmo absurdo no Movimento Espírita, listaremos aqui algumas práticas e conceitos que nada têm a ver com o Espiritismo, embora sejam divulgadas em alguns núcleos sincréticos como sendo corroboradas pela Doutrina.

    Sabemos que o povo brasileiro tem uma forte tendência ao sincretismo, sendo que espíritos e indivíduos encarnados têm explorado tal atavismo com o intuito de promover, intencionalmente ou não, a confusão, com o qual desejam minar a proposta espírita, tal qual foi feito com o Cristianismo, transformado em uma autêntica colcha de retalhos devido às centenas de interpretações e desinteligências entre seus adeptos ao longo do tempo.

    Vamos, então, a essa extensa lista: 

    :::: O QUE NÃO É ESPIRITISMO ::::

    1 - Kardecismo (termo impróprio e não presente na Codificação);

    2 - Crença na existência de "almas gêmeas";

    3 - Incorporação (termo inexato, uma vez que nenhum espírito "entra" no corpo de um encarnado);

    4 - Apometria;

    5 - Animais no plano espiritual;

    6 - Médiuns perfeitos;

    7 - Mesa branca (a toalha colocada sobre as mesas dos Centros pode ser de qualquer cor, e nem há "linhas" espíritas. O Espiritismo é um só, aquele codificado por Allan Kardec a partir de 1857);

    8 - Assistencialismo institucional (a proposta espírita visa o esclarecimento, a caridade moral. Centros podem ou não dedicar-se à caridade material;

    9 - Hinário "espírita" (o Espiritismo dispensa cantorias ou espetáculos de adoração exterior);

    10 - Exilados de Capela (teoria sem comprovação e sem embasamento doutrinário;

    11 - Sincretismo (o Espiritismo possui axiomas e princípios que lhes são próprios, não se coadunando com práticas de movimentos religiosos, embora respeite todas as religiões e identifique alguns dos seus ensinos como sendo reflexos da Verdade);

    12 - Idolatria a médiuns e espíritos;

    13 - Mariolatria (Culto Exterior a Maria e as suas imagens de barro);

    14 - Obrigação de "frequência" a centro espírita;

    15 - Consulência;

    16 - Casamentos, batizados, bençãos e formaturas;

    17 - Culto no lar;

    18 - Uso de imagens, altares, pinturas, símbolos, velas, pirâmides, incensos, defumadores, banhos de "descarrego", amuletos e talismãs;

    19 - Simpatias;

    20 - Prece mecânica e/ou decorada;

    21 - "Dono" de centro espírita;

    22 - Interpretação de Sonhos;

    23 - Vegetarianismo;

    24 - Astrologia ou adoção de signos astrológicos;

    25 - Planeta chupão;

    26 - Virgindade de Maria e outros mitos bíblicos como Adão e Eva, Arca de Noé, etc.;

    27 - Comemoração de datas religiosas;

    28 - Elementais (duendes, fadas, etc.);

    29 - Crianças índigo, cristal ou equivalentes;

    30 - Corpo fluídico de Jesus (teoria rustenista inspirada no docetismo que não encontra respaldo na Doutrina. Jesus teve um corpo carnal, como todos nós);

    31 - Vale dos suicidas, dos drogados, dos tatuados, etc.;

    32 - Jesus como "salvador", "cordeiro de Deus", etc.;

    33 - Crença na existência de alguma "Casa Máter (Ex: FEB)" do Espiritismo;

    34 - Brasil como pátria escolhida por Deus, "coração do mundo, pátria do Evangelho";

    35 - Crença em Anticristo, Satanás, inferno e penas eternas;

    36 - Rituais, simpatias, novenas, mantras ou utilização de quaisquer bebidas (alcoólicas e alucinógenas) antes, durante ou após as reuniões.


  • Espíritas sinceros, não vos amendontrais!

    "Espíritas sinceros, não vos amedronteis com esse caos momentâneo. Não está longe o tempo em que a verdade, desembaraçada dos véus com que a querem cobrir, sairá mais radiosa que nunca, e em que a sua claridade, inundando o mundo, fará entrar na sombra seus obscuros detratores, postos em evidência durante alguns instantes para a sua própria confusão.

    Assim, pois, meus amigos, tereis de vos defender não só contra os ataques e calúnias dos vossos adversários vivos, mas, também, contra as manobras ainda mais perigosas dos adversários da erraticidade.

    Fortalecei-vos em estudos sadios e, acima de tudo, pela prática do amor e da caridade, e retemperai-vos na prece. Deus sempre esclarece os que se consagram à propagação da verdade, quando agem de boa-fé e estão desprovidos de toda ambição pessoal."
                                                                                      Erasto

    RE - 1863


  • Obsessores, Inimigos do Passado e Nós

    Os obsessores são poucos, os inimigos do passado também, afirmamos que 98% de nossas angústias se devem as nossas próprias mazelas, como dissemos outro dia, ainda não sabemos e não conseguimos controlar nossos próprios pensamentos e nos auto afirmamos esclarecidos.
     
    Muitos vêem na doutrina espírita uma escola de Hogwarts onde aprenderão a desenvolver e educar suas habilidades de mediúnicas para se defenderem dos seus dementadores.
     
    Foi a época das atividades da mediunidade intensiva onde os fenômenos atraiam as pessoas que julgavam esses como maravilhoso, misterioso e extraordinário.
     
    Hoje a época é do espírito onde a Doutrina Espírita e Jesus nos mostram que, o que unicamente importa é nossa reforma moral reconhecendo nossas imperfeições e nos esforçando para superá-las.
     
    Esse é o maravilhoso, o extraordinário que o Criador nos pede. É apenas com essa forma simples e com determinação em sua aplicação, em nossa vida, que abreviaremos a chegada ao destino para o qual todos nós fomos criados, a Felicidade. 
     
    Menos complexidade e mais simplicidade, quem segue essa cartilha são os humildes e simples de coração aos quais Jesus se referiu.
     
    Como diz o ditado "É muito fácil ser difícil, mas é muito difícil ser fácil".
     
    Menos Harry Potter e mais Fé Raciocinada.
     
    Menos romances pseudo-Espíritas e mais Obras Fundamentais.
     
    Menos Emanuel, André Luiz,  Roustenge e mais Fénelon, Erasto e São Luis.
     
    Menos Chico, Divaldo, Bacceli, etc e mais Kardec, Delanne e Diniz.
     
    Menos espiritismo a moda da casa e mais ESPIRITISMO COMO ELE REALMENTE É.
     
    Cassimiro.


  • A Reencarnação

    Se você não crê na possibilidade da reencarnação, por favor nos responda às questões do texto.

     
    "Você pode me explicar, por favor: 
     
    1. Por que há pessoas que nascem ricas e outras em extrema pobreza?
     
    2. Por que há pessoas que nascem com saúde e outras com doenças crônicas?
     
    3. Por que a vida é boa para um corrupto e péssima para uma pessoa honesta?
     
    4. Por que há pessoas que nascem com inteligência e outras com deficiência intelectual? 
     
    5. Por que umas nascem dotadas de beleza e outras com imperfeições físicas?
     
    6. Por que umas nascem a visão perfeita e outras nascem cegas?
     
    7. Se Deus ama a todos igualmente por que uns nascem com privilégios e outros não?
     
    Veja há seres humanos com o pior caráter e maldade que nascem e vivem na abundância e boa saúde, enquanto pessoas honestíssimas e puras de sentimentos que nascem na miséria e com deficiências físicas e/ou doenças crônicas.
     
    Poderia citar aqui outros milhares de exemplos mas com os que exemplificamos, podemos concluir que:
     
    1. Deus não existe e podemos atribuir ao acaso a condição de "Inteligência suprema e causa primeira de todas as coisas";
     
    2. Deus é injusto e tem preferidos logo não ama a todos igualmente como nos disse Jesus;
     
    3. Deus é sádico, gosta de ver seus filhos sofrendo e dessa forma admitirmos a existência do inferno e do sofrimento eterno, colocando em cheque seu amor incondicionalmente, como nos diz Jesus e consequentemente colocando pais e mães amorosos em condições evolutivas superiores ao criador porque praticam o "amor incondicional";
     
    4. Jesus era um grande mentiroso ou possuía a imaginação dos escritores, porque criou e nos ensinou sobre um Deus que nos amaria incondicionalmente, mas aí vem a pergunta a troco de que? De poder?
     
    5. Que Deus e Jesus nunca existiram e são simplesmente personagens de um grande escritor ou escritores que a igreja primitiva e atual se utilizaram e utilizam para se perpetuarem no poder.
     
    6. Há a reencarnação mostrando a perfeição da Justiça Divina, onde não é Deus que nos condena, mas nossas próprias atitudes, logo Deus em seu Amor Incondicional não nos condena ao sofrimento pela eternidade e sim nos oferta sempre há possibilidade da remissão, onde a cada existência vivida amadurecemos e compreendemos o evangelho, o que nos possibilita compreender o nosso livre arbitrio, a lei de causa e efeito, o julgo de nossa consciência e as oportunidades da remissão que a reencarnação nos proporciona para compreensão de nossos equívocos pela prática do perdão.
     
    Minha escolha é a 6 e a sua?
     
    Autor: Cassiano