Online Users

Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

A Transformação da Humanidade

Como o Espiritismo poderá trazer, como predito, a transformação da Humanidade?
 
Essa meta somente poderá ser alcançada com o melhoramento das massas, o que pode acontecer gradualmente e pouco a pouco apenas pelo melhoramento dos indivíduos.
 
Com efeito, de que vale acreditar na existência dos Espíritos, se esta crença não torna melhor, mais benevolente e mais indulgente o indivíduo e se não o faz mais humilde e mais paciente na adversidade? De que serve ao avarento ser espírita se ele permanece avaro; ao orgulhoso, se está sempre cheio de si mesmo; ao invejoso, se está sempre com inveja?
 
Todos os homens poderiam então crer nas manifestações e a Humanidade permanecer estacionária. Mas tais não são os desígnios de Deus.
 
É para o fim providencial que devem tender todas as sociedades espíritas sérias, agrupando ao seu redor todos os que possuem os mesmos sentimentos; então haverá entre elas união, simpatia, fraternidade e não um vão e pueril antagonismo de amor-próprio, de palavras antes que de fatos; então elas serão fortes e poderosas, porque se apoiarão numa base indestrutível: o bem para todos; então serão respeitadas e imporão silêncio à tola zombaria, porque falarão em nome da moral evangélica respeitada por todos.
 
Allan Kardec – O Livro dos Médiuns, item 350.)


Comente

Optional