Online Users

Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

O Espirita, a Preguiça e a Ortodoxia

Ontem qdo postei o texto anterior me responderam com o texto abaixo:

"Como haviam os judeus ortodoxos...também os vejo em seus discursos acalorados espiritas ortodoxos e mais fanáticos ainda do que seus apontamentos...quem da passos em cima de passos não saem do lugar..." Cissia

Abaixo minha resposta..

Nos denominam ortodoxos, mas vejamos, a ortodoxia se fecha em si mesma o que temos na doutrina espírita é a logica, a razão e o bom senso, não há bom senso quando alteramos o logico pelo ilógico, a racionalidade pela irracionalidade e o bom senso pelo nossa vontade ou desejo ou ego que necessita sempre ser acariciado como vitimas ou insuflado como privilegiados divinos, nunca como responsáveis pelo nosso próprio destino, por que claro é mais fácil eu adequar a doutrina as minhas necessidades do que eu adequar minhas necessidades aos parâmetros da reforma intima.


Não há ortodoxia quando a grande maioria não conhece a si mesmo procurando sempre muletas para justificar suas imperfeições, nem que para isso se permitam iludir com equívocos de irmãos que não estudaram a essência da doutrina espírita. Como a criança, obrigada a conhecer ortodoxamente as matérias apresentadas na escola que é no momento para ela, a única detentora da verdade para que possa adquirir conhecimento e evoluir para a vida adulta.


O próprio Kardec nos disse sobre a evolução doutrinaria e nos deixou claro que nada foge da logica, da razão e do bom senso. Como sabemos a natureza não dá saltos, mágicas e conto de fadas só existem em nossa imaginação.

Não somos privilegiados divinos ou condenados ao fogo eterno, somos escravos apenas de nós mesmos e a doutrina nos mostra que temos como parâmetro nossa consciência, que trás a essência de saber discernir pelo certo ou pelo equivocado, mesmo que alguns irmãos tragam isso ainda adormecido e urrem apontando como ortodoxo as lições que deve aprender para a vida adulta, os compreendo e digo se isso é ortodoxia, fico na ortodoxia.

Prefiro rejeitar mil verdades do que aceitar uma única mentira.


Abraços a todos!

Silvio Morais

The comments are closed.