Online Users

Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

Ignorar Aprender é Ignorar Evoluir - a resposta amiga...

Ola a todos há um tópico que trancrevi aki sob o título "IGNORAR  APRENDER É IGNORAR EVOLUIR" vou colocar nesse espaço a resposta de minha amiga e a minha resporta a ela...

A resposta de nossa irmã: 

Querido amigo, agora sim a conversa está ficando boa!
Ehhh assim que eu gosto!!!
Então, quero esclarecer que em momento algum eu disse algo como "ignorar o aprendizado". Pelo contrário, falei de empenho, força, estudo, Amor etc. É óbvio e claro que sem aprendizado nada seríamos. Seria um absurdo eu fazer um tópico e dizer direta ou indiretamente algo dessa natureza. Se eu disse alguma coisa que teve esta conotação eu peço desculpas a você e a todos que lerem minhas palavras.
No meu tópico "Qual é a sua missão", você pode observar que eu falei em "missão" de forma abrangente, pois existe a missão interior, que temos para conosco mesmos, de aprendizado e posteriormente temos a "outra missão" que é para com o próximo.
Assim sendo, aquele que deseja comentar sobre o assunto, poderá falar da sua missão para consigo mesmo (humildade, indulgência, serenidade, persistência, ânimo, simplicidade, etc) ou aquela que tem para com o próximo (dedicação, proteção, amparo, paciência, tolerância, perdão etc), ou ambas, se desejar.
Agora, você disse que "não somos missionários", e aqui eu discordo de ti, pois sei que somos "todos missionários", pois a cada um de nós foi dada uma missão pessoal e intransferível, que poderá ser desde o simples amparo a um pai, mãe, filho, etc, até missões de conduzir uma casa espiritual no planeta, como o Sola por exemplo, ou conduzir grandes massas para sua própria evolução, como por exemplo os avatares que aqui chegam (Ghandi, Madre Teresa e tantos outros desconhecidos pela maioria) Está lá no livro "Os Missionários" de André Luiz. Ah! falando nele, quando eu era bem jovem li os 16 livros dele. Mais tarde, já mais adulta, eu os reli, todos, e vou voltar a relê-los em breve, porque a cada passada por um mesmo caminho a gente aprende mais. Há sempre algo que não vimos ou passou desapercebido da última vez.

Eu falo para os amigos que minha vida se divide em "antes" e "depois" da leitura das obras de André Luiz. Foi um aprendizado que me deu muito esclarecimento, muita força, me deu um norte no dia a dia da minha vida, porque são muitos os ensinamentos que ele nos deixou através de sua obra. É claro que ao longo de minha vida, li e tenho lido muitas outras obras de diversos autores, graças ao Bom Deus, meu Senhor, que me proporcionou essa dádiva!
Bem, voltando ao assunto "missão" e aqui falo da missão de cada um de nós com relação a nós mesmos, a nossa própria evolução, e aquela missão que cada ser humano tem com relação às pessoas e ao sistema em que vive.
Então, eu concordo contigo quando diz "que não somos missionários especiais porque somos trabalhadores da Doutrina", porém sei que somos todos missionários, desde o mais simples ser até aos mais evoluídos, cada um no seu grau de adiantamento e evolução, desde o "gari" que tem por tarefa ou missão, ajudar a limpar o mundo, até os grandes "Mensageiros de Deus" ou "Missionários Divinos" que têm por tarefa ou missão ajudar a humanidade a dar maiores e mais largos passos rumo a própria evolução! Estes assuntos são tratados nas obras de André Luiz e também no livro "A caminho da Luz" do intelectual e culto espírito Emmanuel.
Eñtão meu irmão, jamais eu pensaria que "aprender seria uma coisa vaga" e sim que a sua resposta sobre missão estava muito vaga, porque nela nada tinha de pessoal, de seu mesmo, porque aprender é para todo mundo. Foi só isso, nada mais. Ficou zangado comigo, e eu peço perdão pelo mal entendido, irmão.
Quanto ao que disse sobre compreensão mais realista e menos florista da Doutrina Espírita, eu digo que talvez o que você chama de flores eu chame de comentários. Apenas uma questão de nomenclatura.
Bem no geral, eu gostei muito do que disse sobre os estudos das Obras de Allan Kardec, dos aprendizados que todos devemos ter.

Minha Resposta:

Primeiro te peço desculpas pela forma que me expressei pq podem parecer ásperas as palavras escritas mas qdo expressas pela fala são doces....

Vamos direto ao assunto..

Tambem to gostando...kkkk

Como posso te considerar uma amiga e irmã, posso parafrasear Joana D'Angelis qdo disse a Divaldo que Bravo a interrogava porque desconhecia e não havia compreendido sobre a máxima da física quantica que continha no livro dos Espíritos que fala a respeito da evolução do ser do átomo ao Arcanjo...disse a veneranda irmã..."Divaldo vc me interroga sobre o assunto, te pergunto, qtas vezes lestes o livro dos espíritos e Divalddo respondeu já é a décima vez.. e a veneranda irmã respondeu a ele..."AGORA PRECISA ESTUDÁ-LO" e Divaldo envergonhado se retirou..rss muito boa essa passagem...;)

Como vc sabe, temos que tomar cuidado com certos vocábulos...

Missão, se caracteriza com uma importância supra-normal, pode não se para mim ou para vc, mas para muitos que lêem e não estudam as bases sólidas da doutrina se dizer com uma missão faz a egolatria crescer...

Nós humanos temos a tendência a nos "empolgar" com certas nomenclaturas...

Por isso não concordo com o termo "Missão" talvez "tarefa" seja mais apropriado, termos são termos sabemos disso mas aqueles que ainda não possuem o teor de saber discernir as palavras...criam fantasias...

Por isso te digo do "Florir", os termos fazem as pessoas se iludirem e deformarem os ensinamentos.

Prova disso, basta darmos uma olhada o que ocorre em diversas casas espíritas no Brasil...e médiuns mal formados que se tornam super médiuns e idolatrados...iludidos...e já vi muito disso...

Há sim um Florir, místico e perigoso onde deformam as formas e fundo da doutrina para os novos aprendizes de acordo com o que pensam sem analisar com a lógica, a razão e o bom senso que a doutrina no ensina...

Utilizei, suas palavras para gerar essa conversa amiga e verificarmos que os termos utilizados devem ser analisados antes de digitados ou ditos...

E mesmo cientes disso falhamos...

Em relação a suposta braveza não...sou um doce...kkk

Se vc possuir msn me adicione... ai conversamos mais, mais e mais..kkk

Abraços fraternos em Ti e no João

Silvio

The comments are closed.