Online Users

Ok

By continuing your visit to this site, you accept the use of cookies. These ensure the smooth running of our services. Learn more.

Domita no mineral SIM...

Oi...  entrando no site Panorama Espírita li a matéria publicada ... nesse link(http://www.panoramaespirita.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=7915), aliás indico a todos o site http://www.panoramaespirita.com.br/ site muito bem elaborado com conteúdo de qualidade.

Nesse artigo o autor questiona sobre a frase "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem", cuja autoria é atribuída a Léon Denis, pondera, argumenta e conclui que a frase está errada e que a alma não dormita no reino mineral.

Na minha opinião ele está enganado e minha resposta postada no site foi a seguinte:

Caríssimo autor,

Na intenção de contribuir quero lhe dizer, se observar grosseiramente o principio do ser, como nos diz o livro dos espíritos, é o átomo. Este por sua vez possui um núcleo constituído por prótons, que possuem carga elétrica positiva e nêutrons que não possuem carga elétrica. Indo mais fundo vemos as partículas subatômicas cujas dimensões são muito menores que as de um átomo, também interagindo entre si.

Resumidamente tudo isso interage entre si com e através do magnestimo, das cargas elétricas, etc..

A referência que a alma dormita no mineral não está errada, porque vemos seu principio no átomo a se manifestar também nesse reino.

Dormita no mineral porque o minério por ser inorgânico e não possuir a influência intensa do principio vital, permanece inalterado em suas estruturas por séculos junto com a "energia" que agita seus átomos.

Mas a agitação dos átomos que o compõe demonstra a atuação de uma energia a movimentar e animar (para exemplificar) as formações atômicas, exemplo disso é interatividade dos elétrons que giram ao seu redor interagindo com os prótons e nêutrons.

Negar ai nesse ponto a inexistência do princípio do ser é negar o átomo e suas infinitas combinações na formação das coisas.

Essa interação entre matéria-energia é o que possibilita a formação do principio anímico da alma.

Veja que até a eletricidade se origina da interação de certos tipos de partículas subatômicas. A partícula mais leve que leva carga elétrica é o elétron, que assim como a partícula de carga elétrica inversa à do elétron, o próton.

Logo os átomos se encontram em plena atividade, mas em estruturas simples e instáveis, na energia elétrica interagindo intensamente com o ambiente.

Pela lógica, pela razão e pelo bom senso SIM, o princípio da alma dormita no mineral, o princípio da alma agita-se no vegetal, o princípio da alma sonha no animal e ganha consciência no homem.

Vou replicar aqui o que disse o profeta islâmico Al – Rumi que viveu entre 1210-1273

 

Al-Rumi | Poeta Islâmico | 1210 – 1273

Fui mineral, morri e me tornei planta, como planta morri e depois fui animal, como animal morri e depois fui homem, porque teria eu medo? Acaso fui rebaixado pela morte? Vi dois mil homens que eu fui; mas nenhum era tão bom quanto sou hoje. Morrerei ainda como homem, para elevar-me e estar entre os bem-aventurados anjos. Entretanto, mesmo esse estado de anjo terei de deixar.

Abraços fraternos

Silvio Luis Morais

 

Obs.: Me envie sua opinião a respeito.

       Online Users

BlogBlogs.Com.Br

Comentários

  • é isso mesmo!!!!!!!!!!! tem lógica!
    agora sim esse raciocínio toma uma forma!

The comments are closed.